Latest News

Marketing 4.0

Estamos vivendo a era do digital, onde a tecnologia trouxe transformações para a sociedade e para as empresas como um todo. O marketing 4.0 é o mais recente estágio do mercado. A internet passou a influenciar diretamente na jornada de compra dos clientes.

Em algum momento do processo de compra o consumidor buscou nas redes sociais informações sobre o produto e serviço, sobre as opiniões de terceiros. Em algum momento o cliente verificou sites e redes sociais para saber um pouco mais sobre a experiência de outros consumidores.

Para se adequar a essa nova realidade as empresas precisam estar exatamente onde o consumidor está. Falar a linguagem que esse cliente fala e concretizar uma compra, seja de produto ou serviço. Empresas que não utilizarem técnicas de marketing direcionado não serão mais capazes de se relacionar com os clientes e perderão espaço no 
mercado.

A empresa que opta pelo marketing 4.0, precisa investir no relacionamento, estabelecer conexões profundas, criar estratégias bem segmentadas para o público e manter o foco nas necessidades do ser humano
. A forma como uma venda acontece já não é mais a mesma. Quando se oferece algo a alguém é precisa ter em mente que o que está sendo vendido é uma experiência.

O conceito de marketing 4.0 foi abordado por Philip Kotler. Livro Marketing 4.0: do Tradicional ao Digital, escrito em parceria com Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan. Onde ficou claro que a mudança não é apenas de ferramentas, mas principalmente de mindset.

Não é apenas utilizar novas ferramentas e a empresa já está inserida no marketing 4.0, é buscar estratégias direcionadas e que conduzam a utilização das novas ferramentas a concretização da jornada de compra. 

Redação SToledo